Vantagens e desvantagens do telemóvel

O telemóvel é na vida da maioria das pessoas um elemento essencial, sem o qual se sentem quase despidas e incompletas. É um instrumento de trabalho fundamental para muitos, para outros é uma forma essencial de manter o contacto com os amigos e familiares. Certo é que poucos de nós se conseguiriam imaginar a viver sem um telemóvel.

Trata-se de um equipamento considerado essencial, quase tanto como a comida. E é ainda um artefacto de beleza, que pode criar uma certa ideia de estilo, sendo associado a um determinado status quo conforme o modelo que se tem.

É definitivamente um aparelho que modificou de forma evidente a nossa sociedade e que acarreta muitas vantagens, mas também desvantagens.

Vantagens do telemóvel:

  • Facilita a comunicação – O telemóvel permite estar sempre contactável, em qualquer momento e em qualquer lugar (desde que tenha rede!). Permite assim uma comunicação imediata, o que é amplamente vantajoso no mundo empresarial, particularmente em determinadas áreas económicas.
  • Permite poupar tempo – Em tempos marcados pela constante pressa e pela urgência, o telemóvel facilita a vida das pessoas por poder-se enviar informação de uma forma particularmente rápida e eficaz. Assim ajuda a gerir o tempo e a reduzir o stress.
  • Permite usar a Internet – Os modelos mais recentes de telemóveis são como verdadeiros computadores em ponto pequeno, permitindo aceder à Internet de forma bastante ágil e fácil. Podem-se consultar e enviar emails, utilizar o Facebook e o Twitter, ou encontrar a morada certa numa determinada cidade por via do GPS.
  • Possibilita a partilha de dados – Sejam as tradicionais SMS, sejam imagens, vídeos ou músicas, é possível partilhar tudo por via de um telemóvel com acesso à Internet, o que constitui uma grande vantagem em termos emocionais e profissionais.

Desvantagens do telemóvel:

  • Estar sempre contactável – Aquilo que é uma grande vantagem, também pode ser uma grande chatice! Estar sempre contactável, porque se anda permanentemente com o telemóvel, pode não ser agradável em algumas circunstâncias, particularmente quando somos incomodados com chamadas de vendedores que nos querem impingir algum produto. Receber chamadas fora de horas, a meio de reuniões importantes, durante espectáculos, entre outras, são situações onde o telemóvel se revela uma grande desvantagem.
  • Obriga a gastos – Por mais operadoras de telemóvel que haja e por mais ofertas concorrenciais que apareçam, é um serviço que acarreta sempre custos. Apesar de todas as ofertas que possam existir, há sempre implícita uma obrigação de carregamento ou de pagamento de mensalidade.
  • Pode motivar problemas de saúde – É uma questão controversa e não totalmente provada científica, mas parece certo que os telemóveis emitem radiações prejudiciais para a saúde. Embora sejam radiações em níveis reduzidos, o uso prolongado do telemóvel pode assim causar dores de cabeça, lesões auditivas e até atrasos no desenvolvimento cerebral das crianças.
  • Pode gerar dependência – O uso excessivo do telemóvel pode criar situações de verdadeira dependência, particularmente em pessoas com problemas de carência de afectos. Nesses casos extremos o indivíduo afectado poderá isolar-se nesse mundo maravilhoso que o telemóvel nos oferece.

You may also like...

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>