Saiba como usar o VoIP via SIP

O desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação tem sido uma prioridade das empresas do sector que pretendem assegurar um lugar de relevo no mercado, atitude essa que tem funcionado como tónico fundamental para a criação de produtos e serviços que se destacam pela qualidade, flexibilidade e eficácia. Foi justamente neste contexto que surgiram o VoIP e o SIP, dois protocolos que actualmente podem ser usufruídos em conjunto, mas cuja utilização possui diversas particularidades, pelo que lhe explicamos de seguida como usar o VoIP via SIP de forma correcta e caso ainda não esteja muito por dentro do assunto, pode sempre ler sobre o que é o VoIP e para que serve.

Embora cada um dos sistemas em evidência no presente artigo encerre vantagens e desvantagens muito próprias, a união de ambos acaba por anular os pontos fracos do seu co-adjuvante, tornando a combinação daí resultante num instrumento de comunicação realmente útil e economicamente mais apetecível se comparadas as suas tarifas com as cobradas na rede móvel ou fixa. Nesse sentido, saber tirar partido do que esta integração oferece é uma oportunidade imperdivel, assumindo assim importância conhecer os seus mecanismos de funcionamento.

Individualmente o papel do Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) é assinalar o começo de uma comunicação entre diferentes utilizadores através de processos de voz sobre IP (VoIP). Essa ligação pode ser algo tão simples como de um para um ou entre múltiplos usuários (conferência), havendo a possibilidade de que a transmissão de dados se fique apenas pelo áudio, vídeo ou seja totalmente interactiva.

Tendo em conta as potencialidades de usar o VoIP via SIP, as questões inerentes à sua configuração acabam por ser relativas. Contudo, introduzir as definições correctas para que estes dois protocolos funcionem perfeitamente é uma tarefa complexa mas nem por isso impossível, dado que as instruções para se activar a ligação entre ambos podem ser encontradas nos sites das marcas dos aparelhos e até os manuais já explicam ao detalhe como realizá-la com sucesso.

Passo-a-Passo: como usar o VoIP via SIP

  • Verifique se o aparelho em que pretende utilizar este serviço permite a sua aplicação e quais as limitações (se é que existem) impostas pelo fabricante da máquina, operador e provedor do sistema VoIP;
  • Faça download de um programa VoIP como o Skype, Voipbuster ou Softphone, entre outros, anotando as informações que lhe vão sendo facultadas no decorrer do processo de registo, uma vez que no próximo passo serão necessárias;
  • Proceda à configuração do aparelho segundo as instruções específicas desse modelo e introduza os seus dados de utilizador do programa VoIP nos respectivos campos;
  • Complete os passos necessários para a activação do serviço escolhido de acordo com as particularidades de cada programa e operador, efectuando o carregamento inaugural (com um valor reduzido) para testar a qualidade e configurações. Se houver algum tipo de problema reconfigure o software cuidadosamente para corrigir as falhas que estão na origem do funcionamento incorrecto do sistema. Caso os problemas perdurem contacte o provedor do serviço através da linha directa de atendimento.
0 Partilhas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *