Portfólio – Visão Geral

O acto de organizar o seu portfólio traz a clareza e a direcção que deseja dar a sua carreira.

Desde que o portfólio é uma colecção dos registos e produtos de aprendizagem e trabalho que demonstram a prova concreta das habilidades e trabalho, ele torna-se uma ferramenta indispensável para o trabalhador da nova economia quando facilita a avaliação de desempenho.

Tudo o que deseja registar e manter relacionados aos seus estudos, trabalho ou vida deve ser organizado em pastas de arquivo rotulado que poderá conter:

Índice, o seu trabalho, filosofia de vida, descrição de suas crenças sobre si mesmo, áreas de habilidades, projectos em andamento (actividades e iniciativas), cartas de recomendação/referências, certificados, diplomas, prémios, associações profissionais e de serviços, rede de contactos, recortes de jornais, cartas de agradecimento, fotografias ou o que mais considerar importante para adaptar o seu portfólio apenas com as informações relevantes.

O portfólio não deverá conter documentos originais e deverá ser utilizado papel de qualidade. Não é aconselhável fazer furos nos seus documentos. O estilo de fonte deve ser o mais legível possível (Arial, Times New Roman, Verdana, Calibri) Procure utilizar no máximo dois estilos de fonte e impressora de alta qualidade.

Quando coloca o seu trabalho em sequência e em ordem num portfólio, começa a pensar mais claramente sobre o conjunto de talentos e qualidades que possui.

“O portfólio é criado por cada um, para ajudar a apresentar o melhor de si mesmo para outras pessoas.”
Anna Graf Williams, portfólio visão geral

Também poderá gostar de ler:

1 Response

  1. Sandra Morgado diz:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber aonde posso tirar o curso de Auxiliar de Acção Médica.
    Ficaria muito grata se me podessem ajudar.Já tenho experiência de 10 anos desta profissão.
    Atentamente.
    Sandra Morgado