O que é o VoIP e para que serve?

O termo VoIP, que significa Voice over Internet Protocol, em português Voz sobre IP, corresponde à possibilidade de efectuar chamadas de voz e ou de vídeo através da Internet. Esta tecnologia consiste na conversão de um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, que posteriormente são enviados através da Internet (preferencialmente através de banda larga, uma vez que é mais rápida).

Apesar desta tecnologia não ser totalmente nova, o seu mercado está a crescer exponencialmente, sendo que as operadoras começam, cada vez mais, a oferecer equipamentos e serviços para a utilização destas chamadas.

Ainda que a tecnologia VoIP seja mais utilizada para fazer chamadas de voz e até de vídeo, estende-se a outros canais de comunicação, como é o caso do fax, do correio electrónico e até de partilha de mensagens instantâneas.

Embora a sua utilização seja considerada como gratuita, muitas das vezes é paga uma comissão para a utilização do serviço. Contudo, existem serviços VoIP grátis, nomeadamente para efectuar chamadas entre dois ou até mais computadores ou portáteis.

O que é necessário para efectuar ligações VoIP?

Para efectuar ligações VoIP e começar a disfrutar desta tecnologia necessitará de algum material. Poderá utilizar um computador pessoal ou portátil desde que equipados com microfone e auscultadores, um telefone IP ou ainda um telefone tradicional ligado a um adaptador IP (Analogue Telephone Adapter – ATA).

Obviamente que depois terá de se conectar à Internet para que os dados possam ser enviados até ao destino, contrato que pode fidelizar com um prestador de serviço ISP (Internet Service Provider) que, preferencialmente, disponibilize acesso à Internet em banda larga.

Os vários tipos de ligações são caracterizados como sendo fixas – se estiver sempre no mesmo local, como nómada – se a ligação for efectuada em vários locais (até mesmo no estrangeiro) ou ainda como móvel – se existir a possibilidade de manter uma chamada activa em movimento (como por exemplo utilizando o 3G, embora esta tecnologia ainda esteja a ser testada).

Para que serve o VoIP e porque é utilizado?

Como foi dito em cima, esta tecnologia serve para comunicar à distância através da Internet. A crescente utilização do VoIP tem vindo a ser acentuada devido aos baixos preços praticados pelas operadoras ou, muitas vezes, por serviços completamente gratuitos (normalmente entre computadores).

Que tipos de chamadas podem ser efectuadas?

Conforme o equipamento que estiver disponível, podem ser estabelecidas chamadas telefónicas entre dois computadores, entre um computador e um telefone e também entre dois telefones. Uma das vantagens em relação às típicas chamadas telefónicas é a possibilidade de adicionar terceiros às próprias chamadas (por vezes, quando pago, com custos adicionais).

Se gostou e quer experimentar esta tecnologia, saiba que pode começar por testar gratuitamente. Existem imensos programas que pode instalar no seu computador e começar a conversar com os seus amigos e conhecidos. Um dos mais conhecidos é o Skype, que todos já conhecem ou ouviram falar (embora também tenha planos pagos).

Também poderá gostar de ler:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>