Marketing Viral: O que é? Como funciona?

A necessidade de “alimentar” as sociedades modernas de consumo tem levado diversos especialistas a desenvolverem novas e inovadoras técnicas de publicitar os produtos aos seus potenciais compradores e lhes dar a conhecer as respectivas mais-valias únicas para incrementarem as vendas da entidade que delas usufruiu em toda a sua amplitude.

O marketing viral é o mais recente mecanismo de divulgação comercial e tem vindo a ser crescentemente utilizado em todo o mundo, tendo chegado em força a Portugal com algum atraso, como é habitual nesta área, mas os resultados que catapulta convenceram desde logo, tendo-se constituído como um veículo imprescindível para o sucesso.

Como o próprio termo que designa a técnica indica, este tipo de divulgação de produto busca tirar partido das bem desenvolvidas campanhas publicitárias, expandindo a sua rede difusão com uma estrutura em tudo semelhante à fugaz disseminação de um vírus electrónico, mas com determinadas especificações que não lhe são características.

Para compreender melhor aquilo em que consiste esta presença invulgar, convém ter em atenção o funcionamento dos vírus em si e da sua versão digital em concreto. Tal como os parasitas corporais “viajam” entre hospedeiros e os electrónicos se difundem através de hiperligações ocultas em imagens, textos e outros conteúdos, o marketing viral chama a si essa actuação para cativar o consumidor a adquirir um dado bem ou serviço.

Funcionamento do marketing viral

A estrutura de desenvolvimento desta forma de divulgação específica concentra-se na cadeia de consecutivos links que vão perdendo os lugares cimeiros de aparecimento consoante se torne menos preponderante essa ligação. Todo o processo é habitualmente comandado por um programa informático que efectiva o complexo enredo que constitui esta inovadora técnica de vendas e difusão criada no início deste milénio.
Desta forma, a página inicial da hiperligação surge em primeiro lugar, seguindo-se as restantes. Após a confirmação do primeiro cliente pela empresa afiliada, o seu link assume a segunda ligação, passando a inicial a ser do pagador e assim sucessivamente, numa sequência em que o remetente inicial vai mantendo as suas hiperligações no topo mesmo quando o referenciado de um referenciado por si angariado consegue novo comprador na respectiva rede.

Esquema ilustrativo da sequência de marketing viral

Marketing Viral - Esquema

Também poderá gostar de ler:

1 Response

  1. Artmix diz:

    Gostei muito do post!
    É importante ter conhecimento de como funciona o marketing viral, porque dá, às pessoas, ciência de sua importância no sucesso desse tipo de marketing. Aquela “compartilhada” que se faz somente com o intuito de mostrar aos amigos algo interessante é, na verdade, parte de todo um processo de divulgação e disseminação publicitária diretamente relacionada com o público! Parabéns pelo post!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>