Exercícios para plataforma vibratória

As plataformas vibratórias são uma opção para a realização de exercício físico que tende a crescer entre aqueles que procuram não apenas uma boa aparência, mas também melhor saúde. Até fruto da eficácia deste tipo de aparelhos que conseguem substituir uma pesada sessão de treino num ginásio com apenas 10 minutos de actividade diária.

O grande segredo das plataformas vibratórias está nas vibrações que proporcionam, obrigando assim os músculos do corpo a contraírem-se sem que a pessoa tenha consciência disso. O corpo é assim forçado a um estímulo que acarreta grandes vantagens para a saúde e também para a forma.

Vantagens para a saúde do treino com plataforma vibratória

Os benefícios que o uso deste tipo de aparelhos acarretam são imensos e comprovados. Em termos do bem-estar geral do organismo, os exercícios em plataforma vibratória promovem a oxigenação dos tecidos, ajudando a eliminar as toxinas e contribuindo assim para a diminuição considerável da celulite. Desta forma também propicia a redução do nível de gordura do corpo, contribuindo para a tonificação dos músculos e assegurando uma maior elasticidade da pele.

Exerce ainda um efeito de massagem que promove o relaxamento geral da pessoa e também contribui para a prevenção dos efeitos do envelhecimento.

Quando o objectivo dos praticantes de exercícios em plataforma vibratória passa pela preparação física estão comprovados benefícios no âmbito de um aumento do rendimento desportivo e do desenvolvimento da força física. Também aumenta a força e flexibilidade dos músculos e permite uma maior estabilidade corporal. Ajuda ainda a uma recuperação mais rápida em situações de cansaço muscular.

No que se refere à saúde, o uso da plataforma vibratória acarreta vantagens na prevenção e reabilitação de lesões e na eliminação de dores. Melhora o equilíbrio, a agilidade e a resistência e ajuda particularmente nos exercícios com pessoas limitadas fisicamente, nomeadamente doentes de Parkinson e indivíduos com mobilidade reduzida.

Tipos de exercício para plataforma vibratória

Há três tipos de exercícios que se podem realizar numa plataforma vibratória, conforme o objectivo pretendido com os mesmos. São eles os seguintes:

Exercícios de tonificação

Neste âmbito o objectivo é promover a estimulação dos músculos de um modo homogéneo sem impor ao utilizador qualquer impacto ou exaustão excessivos. O treino, nestes casos, é definido tendo por vista gerar uma carga devida de energia que não cause sobrecarga incómoda para o indivíduo.

É com este intuito utilizada por muitos atletas de alta competição, designadamente tenistas e futebolistas. Também há cantoras e modelos famosas, entre as quais Madonna, Britney Spears, Heidi Klum e Claudia Schiffer, que a utilizam como forma de tonificação do corpo.

Exercícios de alongamentos

Os alongamentos são imprescindíveis na prática desportiva, seja no início, seja no fim de um treino, de modo a evitar lesões musculares, entre outros problemas. A plataforma vibratória é uma excelente alternativa para efectuar este tipo de exercício.

Exercícios de relaxamentos

O relaxamento muscular é também imprescindível na prática física e para o bem-estar geral do organismo. As vibrações emitidas pelas plataformas vibratórias são uma forma extraordinária de conseguir com que os músculos se soltem e descansem.

Também poderá gostar de ler:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>