É um bom comercial?

O que define um bom comercial

No feroz mundo dos créditos, é imprescindível ter bons comerciais, capazes de venderem os produtos financeiros de forma eficaz e continuada. A permanente busca do lucro deve ser o foco de todos os vendedores, mantendo a motivação e o dinamismo em altos níveis.
Não há um perfil do comercial ideal, tudo depende do contexto onde este se movimenta e do próprio potencial cliente que se lhe apresenta. Há contudo, características específicas que motivam os melhores resultados em qualquer área de negócio. Fique com algumas delas.

Saber ouvir e compreender o cliente

Um bom comercial é aquele que vai ao encontro das necessidades e desejos do cliente. Nesse sentido precisa de compreender o potencial comprador, o que significa que deve saber ouvir e ler os sinais que lhe são revelados. Mais do que o potencial do produto que está em causa, o essencial é criar um laço ou uma sintonia com o potencial cliente.
Ser optimista
Os melhores vendedores têm um espírito optimista por natureza, trabalhando com o foco centrado no lado positivo da vida. Cada novo dia acarreta novas oportunidades de sucesso. Com este tipo de postura, é muito mais fácil convencer um cliente e efectuar uma venda. O entusiasmo é contagiante. Já a insegurança suscita desconfiança.

Ser organizado e competente

É imprescindível que um comercial tenha conhecimento absoluto do produto ou do serviço que pretende vender. Nada lhe pode escapar, para poder responder a todas as dúvidas do cliente. Para isso é fundamental estar munido de todos os dados, designadamente quanto aos números envolvidos no negócio. Da mesma forma é preciso que se organize bem, em termos de agenda, de modo a ter o tempo adequado para cada cliente, sem pressas e sem manifestar qualquer indício de querer despachá-los, e para chegar a horas aos compromissos.

Ser criativo

Descobrir a solução apropriada para cada caso é fundamental na estratégia de um bom vendedor. É uma tarefa que exige criatividade e imaginação, de modo a alcançar os objectivos pretendidos. Não há uma estratégia estanque de sucesso, mas várias linhas de orientação que é preciso apimentar com novas ideias. Um bom comercial é aquele que encontra sempre uma saída perante as dificuldades ou quando surja um problema.

Ser um bom falante

A facilidade de comunicação é determinante para conseguir vender um produto. Do mesmo modo, é fundamental saber criar empatia com o cliente, o que só se consegue com uma linguagem apropriada ao mesmo. Falar com clareza, expondo as ideias de forma simples e directa é também imprescindível. Um bom vendedor é, acima de tudo, um bom comunicador.

Perceber de números

Vendedor que não se safe com a matemática, não conseguirá certamente bons resultados. Perceber de números e saber fazer contas de cabeça é fundamental para obter sucesso no competitivo mundo comercial. Calcular um desconto mínimo recorrendo a uma máquina calculadora transmite uma ideia de desconhecimento e de incompetência. Por outro lado, é fundamental saber analisar os números para confirmar se os clientes são rentáveis.

Também poderá gostar de ler:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>