Decoração de escritórios

Escritório rima com trabalho e, portanto, ainda há quem se fique pela habitual decoração tristonha, nos moldes clássicos e lúgubres, quando procura organizar esta divisão da casa. Consegue-se assim um espaço pouco apelativo e nada animador, o que terá, obviamente influência directa nas emoções das pessoas e na forma como elas encaram o seu local de trabalho.

Um trabalhador satisfeito, num ambiente confortável e alegre, produz mais. É uma certeza absoluta que não requer grandes argumentos científicos. É um princípio que importa ter em mente quando se parte para a decoração do escritório.

Funcional não é o mesmo que chato

Um escritório existe, eminentemente, como espaço de trabalho e, logo, requer-se para o efeito um espaço funcional. Assim, é preciso adaptar as áreas existentes da melhor forma possível, procurando arrumar a secretária e a cadeira, bem como os restantes móveis necessários, da forma mais inteligente e pragmática.

Mas se a funcionalidade é um critério de extrema importância na decoração de um escritório, isso não quer dizer que o espaço tenha que ficar com um ar aborrecido e despersonalizado. É conveniente que dê à divisão um toque pessoal e um estilo que combine com a sua personalidade e com o seu tipo de trabalho. Isto é ainda mais importante se pretende receber clientes no espaço. O seu escritório será o seu cartão-de-visita que poderá ajudá-lo ou pelo contrário complicar-lhe o acesso a certos negócios.

A importância da iluminação

A luz de qualquer divisão é um elemento essencial, não apenas em termos decorativos, mas também em termos de funcionalidade e até de saúde. Um escritório pouco iluminado poderá agravar os problemas de visão de quem lá trabalha regularmente.

Caso o espaço não tenha luz natural relevante, é conveniente que se aposte em lâmpadas de luz económicas, o que acarretará frutos em termos de poupança de energia. Em contrapartida, poderá recorrer a um espelho que servirá para reflectir a luz natural que possa existir, o que proporcionará também a ilusão de um espaço maior.

Ter um candeeiro de secretária poderá ser pertinente, caso seja habitual proceder à escrita ou leitura de documentos ou livros.

E quando estiver para escolher as cores do ambiente lembre-se de que as cores mais claras precisam de menos iluminação, enquanto os tons mais escuros requerem mais luz.

A decoração das paredes

Elemento muito importante e, infelizmente descorado por muitos, é a decoração das paredes de um escritório. A escolha de um quadro espantoso pode ter um impacto perfeito num espaço que se pretende que deixe boas indicações a eventuais clientes. Mas uma opção desastrada poderá ter também efeitos desastrosos.

É importante que a decoração das paredes do seu escritório vá ao encontro do estilo geral escolhido para a divisão. Se optar por uma decoração em tons neutros, pode apostar em elementos mais chamativos para embelezar as paredes.

Também não se deve esquecer do elemento funcional, podendo escolher um quadro de cortiça ou magnético para fixar papéis ou notas importantes, ou fotografias e lembranças de projectos ou de elementos de sucesso.

Também poderá gostar de ler:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>