Curso de técnico em prevenção de riscos laborais

A legislação laboral portuguesa, homologada de acordo com as normas europeias, exige a qualquer empresa com actividade em solo nacional a possuir o chamado “plano de riscos laborais”, um documento elaborado por especialistas, os técnicos em prevenção de riscos laborais, responsáveis por colocarem à prova os protocolos de segurança e a eventual propensão para acidentes em ambiente de trabalho.

Dadas as particularidades desta função, rapidamente se percebe o porquê do crescente interesse neste curso, a elevada taxa de empregabilidade ligada à sua inegável utilidade, pois à semelhança de outras profissões essenciais para o funcionamento do tecido empresarial dentro da legalidade, também os técnicos em prevenção de riscos laborais desempenham um papel fundamental nesse espectro.

Ao frequentar esta formação, o aluno aprenderá a avaliar os potenciais riscos existentes num dado ambiente laboral, estudando diversos aspectos desse mesmo local concreto de um ponto de vista prático, tendo em conta âmbitos tão distintos como as condições de trabalho, higiene laboral, segurança ou exploração dos agentes e activos psico-sociais. É através da observação destes factores e da análise dos mesmos que o técnico executará a sua função, desenvolvendo um dossier próprio e ajustado a cada empresa com vista a expor ao patronato, perante o Estado, o meio laboral específico destas.

Uma profissão com futuro

Destinado a pessoas dinâmicas com vontade de alargarem os seus conhecimentos, este curso de técnico em prevenção de riscos laborais exige um sentido de responsabilidade apurado, encontrando-se abrangido por um conjunto de normais comunitárias, ricas em evolução (estão em constante mudança) e cuja aplicação é obrigatória, implicando, portanto, uma constante actualização nesse sentido.

Além de ser uma excelente forma de complementar uma formação anterior na área da higiene e segurança, este curso é sobretudo um estudo aprofundado e mais abrangente do ambiente sócio-laboral das empresas que capacitará o formando de um vasto leque de instrumentos com ampla escala de aplicabilidade. Entre estes destacam-se a aptidão para detectar potenciais riscos de funcionamento; conhecimentos legais de âmbito laboral na perspectiva da segurança e optimização de planos de prevenção (emergência e primeiros socorros) de acordo com condutas personalizadas a cada empresa.

Em plena recessão e num momento de grande instabilidade de emprego, este curso de técnico em prevenção de riscos laborais assume-me com um forte trunfo para combater o flagelo da ausência de trabalho e uma ferramenta para enfrentar as dificuldades que essa realidade acarreta, numa altura em que se avizinham novas barreiras às condições de vida dos portugueses. Por isso, se quer uma profissão com futuro que lhe traga mais estabilidade, aposte nesta formação e comprove as (muitas) vantagens que esta lhe pode trazer a curto, médio e longo prazo.

Também poderá gostar de ler:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>