Como fazer um blog ou website

Neste primeiro artigo vou indicar algumas plataformas e serviços que lhe poderão ser úteis para criar um blog ou website.
Existem inúmeras plataformas e serviços que nos permitem criar um blog ou website de forma simples e rápida, a custo zero, ou quase, umas melhores que outras, por isso decidi escolher uma pequena minoria entre as disponíveis e fazer uma breve apresentação de cada uma delas.

Se pretende criar um blog ou website a custo zero, poderá utilizar um dos seguintes serviços:

Blogger.com
http://www.blogger.com
O famoso serviço que fornece os endereços do tipo “http://nomedoblog.blogspot.com”, é gratuito mas o usuário necessita de ter onde alojar as imagens que vai utilizar. Registo em português e demais funções em inglês.

Sapo.pt
http://blogs.sapo.pt
Mais um famoso serviço, este em Portugal, onde o registo é obtido através de inscrição que dá direito a um e-mail no Sapo.pt e a um passaporte (NetBI) que permite acesso a todos os serviços do portal SAPO. É possível editar a ordem dos posts (crescente ou descendente), permite comentários moderados ou não, editar o código do template, editar listas de e-mail que receberão notificação quando o blog for actualizado, entre outras funções.

Se pretender criar algo mais sério e com maior controle, sugiro-lhe então que obtenha uma conta de hospedagem e crie o seu blog ou website com uma das seguintes plataformas:

WordPress

Início


Uma plataforma de topo na criação de blogs, muito simples e prática. Este blog é apenas um pequeno exemplo daquilo que se consegue fazer com esta magnífica plataforma, pois esta pode ser usada para uma infinidade de opções. É possível a utilização de templates, plugins e customização a partir de código HTML e CSS.

Joomla
http://www.joomla.org/
Plataforma também muito utilizada e poderosa. Desenvolvida a partir do Mambo, permite a utilização de templates e add-ons.

São apenas quatro sugestões num universo enorme, mas acho que são as mais indicadas para quem pretende criar um blog ou website de forma simples, rápida e ao mesmo tempo com qualidade.
Mais tarde irei criar um artigo dedicado a cada um dos serviços e plataformas indicadas em cima para explicar mais detalhadamente os passos essenciais de cada uma delas.

Não fique parado, crie já o seu blog ou website e divulgue-o aqui deixando em baixo um comentário sobre o mesmo e indicando qual a sua escolha, fico a aguardar!