Aprender a fazer banda desenhada

A banda desenhada ou também conhecida por história aos quadradinhos é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas e livros ou também em pequenas tiras publicadas em revistas e jornais.

A banda desenhada é chamada de “Nona Arte” dando sequência à classificação de Ricciotto Canudo. O termo “arte sequencial” (traduzido do original sequential art), criado pelo quadrinista Will Eisner com o fim de definir “o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia”, é comummente utilizado para definir a linguagem usada nesta forma de representação. Uma fotonovela e um infográfico jornalístico também podem ser considerados formas de arte sequencial.

Material necessário

Para começar a criar as suas bandas desenhadas irá necessitar de pelo menos algum do seguinte material:

  • Lápis
  • Caneta
  • Borracha
  • Régua
  • Papel

Se a sua intenção for passar a banda desenhada para o computador então irá também precisar do seguinte material:

  • Computador
  • Scanner
  • Photoshop
  • Mesa de desenho

A nível informático convém estar “bem equipado”, não é necessário ter material de última geração, mas sim o melhor dentro da relação qualidade/preço, pois convém ter um computador com algumas capacidades para processar bem as imagens, um scanner com qualidade suficiente para digitalizar as imagens o melhor possível, um monitor com cores fiáveis e uma mesa de desenho que lhe permita ter a melhor mobilidade e precisão possível.

A criação e a passagem para o computador

Esta é a parte mais complicada, mas também mais divertida, em especial para quem realmente gostar do que está a fazer e já tem alguma prática, como é o caso de Kazu Kibuishi, onde publica no seu site um pequeno, mas muito útil, tutorial com algumas técnicas utilizadas.

O site encontra-se escrito em Inglês, mas o mesmo poderá ser visualizado traduzido para português. Irá certamente aprender um pouco sobre como fazer uma banda desenha e ganhar coragem para por mãos ao trabalho e iniciar a criação das suas histórias.

Banda Desenhada - Copper Slowrider

Banda Desenhada - Copper Slowrider @Kazu Kibuishi

Basicamente a criação passa por três processos:

  • Desenho a lápis
  • Contorno a tinta
  • Passagem para o computador e edição

Aproveitamos ainda para deixar uma pequena referência a Henrique Monteiro, um dos melhores cartoonistas nacionais, e convida-mo-lo a visitar o seu blog.

Aguardamos pelo seu comentário e pela partilha dos seus trabalhos!

Também poderá gostar de ler:

1 Response

  1. vasco diz:

    gostei desta informaçao.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>