Aprenda a fazer as suas unhas

Devido à tão falada crise, muitas pessoas hoje em dia passaram a fazer em casa aquilo que noutros tempos procuravam fazer fora. No que toca a manicura, uma das tarefas que pode ser realizada pela própria pessoa é fazer as unhas, arranja-las digamos assim.

Muitas têm dúvidas se será possível conseguir umas unhas tão bonitas quanto as arranjadas por uma manicura, mas fique descasada, a resposta é simples… sim(!), isso é possível e até mais fácil do que possa imaginar e para lhe provar isso deixamos-lhe neste artigo umas dicas de como fazer as suas unhas no conforto do seu lar, durante o seu tempo livre e conforme a sua vontade.

Itens básicos para poder fazer as suas unhas em casa

Para começar deve adquirir um “kit manicure” com os acessórios básicos, ou seja:

  • lixa fina para unhas
  • alicate (para remover o excesso de cutícula)
  • alicate para cortar unha ou tesoura pequena com a ponta em curva
  • espátula (para empurrar a cutícula)
  • pau pequeno de laranjeira (para limpar o verniz)
  • algodão
  • acetona (ou outro produto para remover verniz)
  • base de unha (pode-se optar por base fortalecedora)
  • óleo secante ou spray secante
  • creme hidratante (para retirar cutículas ou aquele que é usado nas mãos)
  • verniz

Dicas

Quando tiver o material necessário e quiser então começar a fazer as suas unhas, pegue em pedaços de algodão e coloque um em cada unha e humedeça-os com água, para amolecer a cutícula.

Nunca remova a totalidade da cutícula das unhas, porque esta é uma protecção e ajuda a evitar “contaminações”, além de que quanto mais se tira mais ela irá nascer, dai o ideal ser empurra-la para trás com a espátula sem exercer demasiada pressão.

Se quiser deixar a superfície das unhas uniforme, sem ondulações, passe um pouco de óleo secante ou óleo de cravo (que ajudará a fortalecer, a lubrificar e ao mesmo tempo tem um efeito fungicida) nas unhas – após ter retirado o excesso de cutícula – e passe levemente a lixa fina sobre as unhas. Tenha sempre em atenção para não desgastar muito.

Antes de colocar o verniz não se esqueça de passar a base em torno das unhas, de forma a que esta apanhe dois ou três milímetros no dedo, para depois ser mais fácil remover o excesso de verniz.

Quando pintar as unhas o ideal é pintar por duas vezes, com camadas finas – tenha o pincel com verniz suficiente para pintar a unha toda – para ter um acabamento melhor, mais bonito e conseguir obter a cor exacta do seu verniz.

Na hora de retirar o verniz, em especial se se tratar de cores escuras, para evitar que os dedos e as unhas fiquem manchados passe primeiro um pouco de óleo secante antes da acetona.

E você, faz as suas unhas em casa? Tem algumas dicas para nos dar? Deixe o seu comentário!

Também poderá gostar de ler estes artigos: