A importância dos Cursos de Office

Actualmente todos reconhecem o papel crucial da informática no sector laboral, mas também na própria vida, visto que esta área “invadiu” definitivamente o nosso quotidiano. É impossível falhar esta evidência, o que torna ainda mais complicado fugir dela, muito menos ignorar que existe e veio para ficar. Por isso, a única coisa a fazer é adaptarmo-nos, pois só desta forma poderemos aproveitar todas as vantagens que a informática oferece, usufruindo dela e não descobrindo nesta mais um inimigo, contra o qual não vale a pena opormo-nos.
O papel de relevância da informática assume uma importância acrescida no mundo dos negócios e particularmente no sector laboral, mesmo ao nível menos qualificado. É claro que nem em todas as profissões é necessário possuir conhecimentos de informática, mas a verdade é que se torna crescentemente imprescindível estes ter conhecimentos, mesmo que seja ao nível mais simples, das tarefas elementares.

A formação básica de informática

Face à nova realidade, a oferta de cursos na área da informática aumentou, porque também a procura é maior, logo, há um número superior de consumidores a satisfazer. Contudo, as mais requisitadas continuam a ser as formações de Office básico, o nível mais pedido pelos formandos que pretendem começar a utilização frequente do pacote de funcionalidades deste programa. E, claro, dentro deste, o mais corrente é a aprendizagem das ferramentas cruciais, tais como o Word, Excel, Power Point e Paint, comumente incluídos nas formações de nível zero. É ainda frequente que sejam explicadas outras aplicações de fins mais práticos, como a calculadora, Outlook ou o Calendário, sem esquecer, como é óbvio, a explicação de como funciona a navegação pelo disco do computador (pastas, criação, edição, eliminação, exploração…) e as pesquisas de internet.

Onde procurar cursos de informática?

A internet é um excelente meio para obter tudo aquilo de que necessita, sem ter de se deslocar a lado nenhum ou comprar imprensa onde possam vir anúncios relativos aos produtos que pretenda adquirir. Também no que concerne à procura de cursos de informática é aplicada essa máxima, pois basta uma simples pesquisa para encontrar inúmeros fóruns onde se anunciam frequentemente cursos a decorrerem nos centros de formação ou instituições mais perto de sua casa.
As entidades de Poder Local são sempre boas opções para obter igualmente este tipo de informações, pelo que uma deslocação à Junta de Freguesia ou Câmara Municipal deverá ser suficiente para saber se está a decorrer algum curso na sua área de residência. E por último, os amigos e conhecidos que já tenham frequentado formações de informática e poderão indicar-lhe o local onde adquiriam esses conhecimentos.

Obter alguns conhecimentos básicos sobre informática não faz mal nenhum e, como diz a célebre frase, “o saber não ocupa lugar”. A inscrição num curso de informática não será nenhum problema, bem pelo contrário, pois acarretará vantagens que não podem ignorar-se, nomeadamente ao nível laboral, mas também, e cada vez mais, à própria vivência quotidiana. Por isso, alargue o seu leque de opções e entre em contacto com as novas tecnologias, para que venha a usufruir das mais-valias por elas proporcionadas.

Também poderá gostar de ler:

1 Response

  1. Carlos diz:

    Hoje em dia quem não tiver conhecimentos de informática será sempre “posto de lado” na empresa onde trabalha.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>